Literatura em Rede

confluências teóricas entre o literário e o digital

Sobre o Projeto

O projeto “Literatura em Rede” nasceu da necessidade de diversificar o conhecimento da literatura no contexto das tecnologias midiáticas. Ele busca promover discussões e reflexões sobre a ampliação do conceito do objeto literário, explorando as dimensões da criação literária em meio às novas formas de circulação e difusão proporcionadas pelas redes digitais.

Nosso público-alvo inclui estudantes, professores das redes estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais das áreas pedagógicas, tecnológicas e todos os interessados em se aproximar da literatura e das novas mídias. O objetivo é democratizar o conhecimento literário, mostrando que a literatura vai além do texto impresso, expandindo-se para novos meios.

A partir da apropriação das tecnologias e do conceito de sociedade em rede, o “Literatura em Rede” situa a literatura no ambiente digital, ampliando discussões e difundindo materiais produzidos, considerando os novos paradigmas da comunicação atual.

Primeira Edição

A primeira edição do projeto teve como objetivo principal a diversificação do conhecimento da literatura por meio das tecnologias midiáticas. Diante do contexto das novas tecnologias, o objeto literário ampliou seu conceito, e novas formas de pensar a literatura surgiram. Assim, esta edição explorou a criação literária em meio às novas formas de circulação e difusão propiciadas pelas redes digitais.

Material Didático Alternativo

Esta edição contemplou a discussão de cinco textos literários centrais, relacionados a eixos temáticos específicos que exploram a diversificação do conhecimento literário:

  • Literatura e ecocrítica;
  • Literatura e escrita de autoria feminina;
  • Literatura marginal;
  • Literatura e outras manifestações artísticas;
  • Literatura e intermidialidades.

Os temas explorados foram escolhidos visando a pluralidade no modo de pensar a criação literária, a partir da produção de autores que centralizam a literatura como norteadora da produção cultural e artística.

Formato e Disponibilização

O projeto executou este estudo por meio da produção de um material didático alternativo e da formalização de um podcast único que apresentava os cinco eixos temáticos. O podcast foi gravado na Vila Cultural AlmA Brasil (Londrina/PR). Após a produção do podcast, o conteúdo do material didático alternativo foi confeccionado como arquivo PDF diagramado e, por fim, disponibilizado gratuitamente para download a partir da criação do website literaturaemrede.com.br. A finalidade do site foi viabilizar o contato do público com as discussões e reflexões inerentes ao conteúdo do material didático e do podcast.

Segunda Edição: Continuidade e Novos Temas

A segunda edição do "Literatura em Rede" representa a continuidade do percurso que iniciamos, aprofundando as reflexões sobre a literatura no ambiente digital e expandindo os horizontes temáticos. Nesta nova fase, abordaremos quatro eixos temáticos inéditos:

  • A heteronímia de Fernando Pessoa;
  • Ficção e História na Literatura Portuguesa;
  • Literatura e Pós-colonialismo;
  • O conto africano contemporâneo.

Estes novos temas visam ampliar ainda mais a diversidade do conhecimento literário e a conexão com diferentes manifestações culturais e históricas.

Incentivo à Leitura

O projeto busca promover o incentivo à leitura, aproximando o público do texto literário. A leitura é uma atividade fundamental no processo de construção de um pensamento crítico e reflexivo para a formação do indivíduo na sociedade. Tal prática viabiliza o desenvolvimento de um posicionamento engajado frente ao contexto sociocultural em que estamos inseridos.

A Língua como Forma de Expressão Cultural e Identitária

A comunicação desempenha um papel fundamental na construção da identidade coletiva, que ocorre de forma progressiva, pautada no entendimento do indivíduo como parte de um grupo social e pertencente a uma coletividade.

Tendo em vista o contexto multicultural que caracteriza a sociedade em que nos encontramos inseridos, compreendemos a importância da definição da língua como forma de expressão cultural e identitária, como elemento propulsor da fixação da identidade e da diferença. Nesse sentido, entendemos que a língua reflete a afirmação e autocompreensão do indivíduo em uma esfera cultural.

Diversificação do Conhecimento Literário por Meio do Ambiente Digital

A utilização de tecnologias da informação traz um conceito dinâmico de interação social que, enquanto meio de comunicação digital, se apresenta como um modelo horizontal e um espaço de conexão e participação, diferente de outros meios de comunicação em massa, tradicionalmente verticais e passivos.

Em um contexto globalizado e em constante transformação, torna-se necessário o desenvolvimento de um olhar sobre o conhecimento literário que vá além dos limites impostos pelo texto impresso. O ambiente digital é um suporte dinâmico onde a literatura consegue manifestar seu potencial criativo na produção de novas formas de linguagem híbridas e multiformes.

Equipe

A equipe do projeto foi selecionada de acordo com as competências necessárias nas áreas teóricas e práticas condizentes com o objeto desta proposta. A equipe executora do projeto foi dividida nas seguintes funções:

  • Willian Sakamoto Santini – Coordenador Geral
  • Thays Caroline Barroca Ribeiro Morettini – Coordenadora Pedagógica
  • Alexandre Jorge (ou Alexandre de Bellis, conforme o texto) – Designer Gráfico
  • Emerson Dias – Assessor de Imprensa (ou Assessor em Comunicação, conforme o texto)
  • Maria Clara Martins – Locução (presente apenas na segunda descrição)
  • Thiago Franzim – Técnico de Som (presente apenas na segunda descrição)
Patrocínio e Apoio

O projeto foi desenvolvido com o patrocínio do Promic – Prefeitura do Município de Londrina e com o apoio da Vila Cultural AlmA Brasil e da AlmA Londrina Rádio Web.